terça-feira, 7 de abril de 2009

Refletindo sobre aprendizagem

Procuro despertar a curiosidade dos alunos para expandir seu conhecimento indicando sites onde eles poderão ampliar o conhecimento sobre o assunto abordado em sala de aula; não acessava a internet e não usava os computadores da escola porque o laboratório estava fechado, sem manutenção, pois não havia uma pessoa responsável pelo mesmo, assim o aprendizado dos alunos ficava limitado, pois apenas alguns alunos podem ter acesso às tecnologias, porque não possuem computador em casa e não podem estar frequentando lanhouses com frequência.

Procuro ouvir os alunos, aprendo com eles e busco maneiras de sanar as suas dificuldades, porque a aprendizagem do aluno é o principal objetivo, sendo assim, não adianta tentar transmitir inúmeros conteúdos sem observar se o aluno está se desenvolvendo e sendo preparado para a vida no mundo atual. Procuro sempre interagir com os colegas, compartilhando informações, ajudando e recebendo ajuda. Depois que entrei em contato com o computador e a internet, gostei muito e quero trabalhar usando essas novas tecnologias, pois as possibilidades são inúmeras e acredito que todo aluno precisa conhecer as novas tecnologias, aprender a usá-las como ferramenta de aprendizagem e em seu cotidiano. O computador, como ferramenta de aprendizagem, oferece um vasto horizonte de oportunidades, que seriam impensáveis usando apenas material impresso, então o aluno terá uma bagagem de conhecimentos mais vasta e um desenvolvimento muito maior.

Confesso que me sinto insegura em relação à mudanças, mas procuro inovar onde acho necessário, sempre com os pés no chão. Com relação às novas tecnologias não sinto insegurança quanto à eficácia de seu uso pois tenho certeza que aluno precisa e que é o melhor caminho para aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário