segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Atividade 2.7

Registro digital

Pesquisa e trabalho sobre vegetação da Amazônia

Objetivos:


O aluno deverá ser capaz de:


Reconhecer a biodiversidade na flora da Amazônia.

Valorizar a natureza e nosso patrimônio natural.

Conhecer a importância das plantas da Amazônia para o meio ambiente e para alimentação, medicina e sobrevivência das pessoas.

Reconhecer a importância dos rios da Amazônia que provocam as chuvas que regam a floresta.

Ler, interpretar e produzir texto em forma de ficha, desenvolvendo a capacidade de síntese.

Produzir texto científico, descrevendo um processo da natureza (o ciclo das águas).


Pré-requisitos dos alunos:

O aluno deverá ter estudado sobre a vegetação brasileira característica de cada região.


Atividades:


Pesquisa e trabalho sobre vegetação da Amazônia

Acesse o link abaixo e leia sobre as plantas da Amazônia. Você vai aprender muito!!!

http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=7


1- Os alunos se dividirão em duplas e o professor determinará uma ou duas letras do alfabeto para cada dupla.


2- Cada dupla de alunos escolherá algumas plantas que comecem com a sua letra do alfabeto no link acima e vão ler o texto destacando as características principais e curiosidades de cada uma.


3- Em seguida vão organizar as informações em forma de ficha, conforme o roteiro abaixo, no editor de texto, incluindo fotos das plantas.


Modelo de ficha:

Foto da planta

Nome da planta:

Tipo (árvore, rasteira, trepadeira, palmeira,arbusto, aquática,etc)

Curiosidade sobre a planta (algo diferente, interessante só dela)

Tipo de fruto ou flor (descrição do fruto e/ou flor)

Uso da planta pelo homem ou por animais (para que ela serve)

Sua importância para o meio ambiente


4- Criar um link para a página com o texto completo sobre o animal.

Modelo: “Para saber mais clique aqui.”


O ciclo das águas - formação das chuvas

http://portalamazonia.globo.com/animacoes_amazonia_az.php


5- Assistir a essa animação sobre o ciclo das águas,que mostra como se formam as chuvas que são abundantes na Amazônia e são determinantes para o tipo de vegetação da região.

Escreva um pequeno texto explicando como se formam as chuvas.

Avaliação:

Observar o interesse pela atividade.

Organização do texto (idéias, parágrafos, pontuação)

Correção ortográfica.

Vocabulário adequado.



Recursos necessários:

Computadores conectados à internet.


Adaptações feitas no decorrer da atividade:


Cada dupla fez a ficha sobre uma planta apenas.

A Ot ensinou a usar o editor de texto inserindo tabela e salvando imagens da internet na mesma. O link foi colocado pela OT após a atividade pois não houve tempo para o aluno inserí-lo antes do recesso.

Devido ao fato de estarmos sem internet há um mês, a atividade foi feita nos últimos dias de aula, quando poucos alunos estavam vindo, por isso não foram todos que participaram.

Publicamos no blog da turma os melhores trabalhos.


Características da turma:

Alunos do 5º ano escolar da rede estadual onde a maioria possui acesso a computador em casa ou em outros lugares e não encontram muita dificuldade em atividades envolvendo seu uso. Foram necessárias duas aulas para a execução da atividade com a participação da professora da turma, envolvendo as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa.


Como se desenvolveu
Os alunos abriram a página do blog da turma, leram a atividade e acessaram os links que conduziam às páginas da internet onde encontrariam os assuntos. A seguir abriram o editor de textos, montaram a tabela e começaram a digitar os dados da ficha, o que exigia boa interpretação do que estavam lendo, para sintetizar a informação e preencher a ficha. Não encontraram dificuldade nos procedimentos de informática, a dificuldade maior foi de interpretação do texto.

Resultados obtidos

Os alunos desenvolveram a capacidade de síntese e aprenderam noções de informática. Como essa competência se desenvolve aos poucos será necessário se planejar outras atividades como essa para continuar o processo de desenvolvimento. O conhecimento científico e a curiosidade foram despertadas assim como a noção de como obter informações e aprender mais.

Acesse aqui as atividades realizadas pelos alunos.


Webliografia

Sites

http://portalamazonia.globo.com

www.vivenciapedagogica.com.br

http://portaldoprofessor.mec.gov.br