terça-feira, 28 de abril de 2009

Atividade 5

Aula sobre tangran no link
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=266

Tangran

Áreas envolvidas:

Matemática, Produção de texto, Educação artística

Descrição:

Inicialmente os alunos fazem a dobradura do tangran, recortando em cada dobra, enquanto vão sendo destacados aspectos geométricos já estudados, como ângulos, diagonais, polígonos.
Após esse momento os alunos acessam o site para assistir uma animação com personagens formados por peças do tangran e escreverem uma história sobre ela.
Os alunos agora vão manipular as peças recortadas e montar figuras e personagens e criarem uma história com as figuras e personagens montados.
Pretendo complementar e enriquecer as atividades acima acessando o link
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=542
onde encontramos outra aula sobre tangran e acessamos um recurso onde o aluno pode movimentar as peças clicando e arrastando o mouse formando figuras.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Minha escola

Minha escola Minha escola Neuzi

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Registrando a própria reflexão

Ser professor hoje é um grande desafio que causa muita angústia e preocupação, pois a complexidade do mundo atual é muito grande e a escola não consegue atender à necessidade dos alunos e não acompanha a evolução das tecnologias e à velocidade de produção de conhecimento.
Nesse contexto,estou procurando me adaptar às mudanças do mundo atual, procurando aprender a explorar todas as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias porque elas oferecem um vasto campo de informações onde o aluno poderá aprender muito mais que o planejado.
A prática diária trás à tona as minhas dificuldades em levar o aluno a se preparar para a vida em um mundo globalizado. Sendo assim, preciso me atualizar constantemente, aprendendo a utilizar todos os recursos disponíveis
para atingir esse objetivo.
Eu procuro conhecer as inovações e descobrir como utilizá-las no processo ensino-aprendizagem, fazendo cursos e buscando conhecê-las de maneira informal, ou seja, conversando, pesquisando na internet e outros.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem sou eu

Sou Neuzi, professora no C.E.Oliveira Botelho, trabalhando com o primeiro segmento do Ensino fundamental, sempre com classes onde havia alunos para alfabetizar; mais recentemente, a medida em que a escola foi diminuindo as turmas do primeiro segmento, comecei a trabalhar com turmas do 5º ano escolar e atualmente trabalho como orientadora tecnológica.

Refletindo sobre aprendizagem

Procuro despertar a curiosidade dos alunos para expandir seu conhecimento indicando sites onde eles poderão ampliar o conhecimento sobre o assunto abordado em sala de aula; não acessava a internet e não usava os computadores da escola porque o laboratório estava fechado, sem manutenção, pois não havia uma pessoa responsável pelo mesmo, assim o aprendizado dos alunos ficava limitado, pois apenas alguns alunos podem ter acesso às tecnologias, porque não possuem computador em casa e não podem estar frequentando lanhouses com frequência.

Procuro ouvir os alunos, aprendo com eles e busco maneiras de sanar as suas dificuldades, porque a aprendizagem do aluno é o principal objetivo, sendo assim, não adianta tentar transmitir inúmeros conteúdos sem observar se o aluno está se desenvolvendo e sendo preparado para a vida no mundo atual. Procuro sempre interagir com os colegas, compartilhando informações, ajudando e recebendo ajuda. Depois que entrei em contato com o computador e a internet, gostei muito e quero trabalhar usando essas novas tecnologias, pois as possibilidades são inúmeras e acredito que todo aluno precisa conhecer as novas tecnologias, aprender a usá-las como ferramenta de aprendizagem e em seu cotidiano. O computador, como ferramenta de aprendizagem, oferece um vasto horizonte de oportunidades, que seriam impensáveis usando apenas material impresso, então o aluno terá uma bagagem de conhecimentos mais vasta e um desenvolvimento muito maior.

Confesso que me sinto insegura em relação à mudanças, mas procuro inovar onde acho necessário, sempre com os pés no chão. Com relação às novas tecnologias não sinto insegurança quanto à eficácia de seu uso pois tenho certeza que aluno precisa e que é o melhor caminho para aprendizagem.